Ações de limpeza no Pico do Jabre

A Prefeitura Municipal de Matureia juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo e, Secretaria de Saúde vêm promovendo ações de limpeza e conservação no Pico do Jabre.

As atividades de limpeza foram pensadas e organizadas observando a necessidade de preservação do Pico do Jabre, que estava sofrendo com o grande acúmulo de lixo eletrônico e doméstico em suas dependências, o que resultava em degradação ambiental, além de prejudicar o momento de lazer de pessoas do município e turistas que visitam o local.

As atividades dos mutirões de limpeza abrangeram a retirada de lixo e cuidados no espaço ambiental do Pico do Jabre.  O trabalho foi realizado por Agentes de limpeza da Prefeitura Municipal de Matureia, Corpo de Bombeiros, Equipe de expedições e rapel “Os Cobras”, estudantes, Grupo de Voo livre, membros do projeto de Preservação da Igreja Ação Evangélica de Matureia e, também contou com a colaboração de voluntários da população de Matureia.

As ações de limpeza tiveram por finalidade promover a conservação e valorização do ponto turístico do município e, conscientizar a população para preservação e cuidado do Pico do Jabre, proporcionando um espaço atrativo para os amantes da natureza e de esportes, como a prática do Voo-livre no porque ambiental, incentivando, deste modo, o turismo e aquecendo o comércio no município.

Hoje o Pico do Jabre já se encontra com quase nenhum vestígio de materiais descartados no local. “Precisamos continuar vigilantes para que o Jabre seja um local onde as pessoas possam desfrutar dessa beleza natural que temos.”, disse, Gustavo Wanderley, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo.