Agentes da vigilância sanitária de Maturéia iniciam atividades de inspeções e liberação de alvarás de funcionamento

Neste primeiro mês de 2018 os Agentes da vigilância sanitária de Maturéia, juntamente com a coordenação do setor, iniciaram atividades de cadastro e de inspeções em bares e restaurantes no município, para liberação e renovação de alvarás de funcionamento. Além da fiscalização em cisternas rurais e carros pipa. O objetivo da atividade é manter os padrões de qualidade da saúde pública do município.

As ações foram iniciadas na primeira semana de Janeiro e se prolongarão durante todo este mês, podendo se estender um pouco mais, dependendo da demanda.

“O mês de janeiro é dedicado exclusivamente ao setor de bares, fazemos o cadastro dos novos  bares e também a inspeção, que é olhar a validade dos produtos e a higiene do local. Também fazemos um processo de educação com o dono, passando algumas informações a respeito do cuidado que ele deve ter e dos riscos que ele corre, caso venda um alimento vencido ou contaminado.  Então, a gente cuida também da parte de segurança do consumidor” explica a Agente de vigilância sanitária, Sônia Carmem Morais.

Outra atividade referente ao mês de Janeiro é a averiguação em cisternas rurais, que conta com a parceria da Defesa Civil do município. Estão sendo feitas visitas nas casas da zona rural para verificar as condições das cisternas, a higienização e as formas como estão sendo mantidas pelos moradores.

Neste mês também irá acontecer a fiscalização em carros-pipas da cidade, com a finalidade de renovar o alvará e o laudo sanitário apresentado ao Exercito e a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA). Segundo Sônia Carmem, é feito um procedimento para averiguar as condições de higiene e do trabalho de abastecimento dos carros-pipas.

“A inspeção em carro-pipa é bastante criteriosa, é feita orientação e um questionário perguntando sobre onde eles (pipeiros) pegam a água, as condições do carro-pipa que transportam a água, e além disso, a gente averígua o tanque se está bem pintado e se tem ferrugem, orientando que eles façam a limpeza a cada quinze dias, e damos um prazo para eles renovarem o cadastro” especificou.