Brasil Sorridente – Programa atende moradores da zona rural no Consultório do Sítio São João

Após ser realizado no consultório do Sítio Santo Antônio no inicio do mês de Setembro, dia 06, o serviço especializado de Prótese Dentária do Programa Brasil Sorridente atendeu populares da zona rural neste último final de semana, Sábado (30/09), no Consultório do Sítio São João. Mais de 30 pessoas foram atendidas.

Desde o mês de Setembro está sendo realizado no município de Maturéia o tratamento odontológico de Prótese Dentária que objetiva atender à população de baixa renda que necessita da implantação de prótese total ou parcial, proporcionando a elevação da autoestima de populares.

Nessa primeira etapa do programa os atendimentos no município estão sendo executados primeiramente na zona rural para depois serem direcionados à zona urbana. No sábado, os moradores da comunidade São João e de sitos circunvizinhos foram contemplados com o serviço especializado.

Depois da administração de toda documentação necessária para participar do programa com a organização do Secretário Municipal de Saúde, Bruno Wanderley, 32 pessoas dentre moradores do Sítio São João e de comunidades circunvizinhas, se submeteram ao procedimento de medição para concessão da prótese dentária. No dia 28 deste mês, será a implantação das próteses para os moradores atendidos.

Erenice da Silva Feitosa, moradora da comunidade Lagoa dos Rodrigues, foi uma das pessoas contempladas com o programa, segundo a mesma o programa é importante para pessoas que não possui condições e que chegou em boa hora. “É bom porque muita gente não pode colocar. Como eu mesma, agora mesmo eu coloquei essa daqui (prótese dentária) e não estava podendo. É bom, eu mesma gostei do programa” disse.

Erenice da Silva Feitosa – Beneficiada com o programa Brasil Sorridente

Entenda o Programa

O Brasil Sorridente é um programa do governo federal e Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) que permite a ampliação do acesso a tratamentos odontológicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo uma série de serviços de saúde bucal para atender a população brasileira. O programa objetiva realizar ações para garantir a promoção, a prevenção e recuperação da saúde bucal dos cidadãos.

As ações do programa são voltadas a reorganização da Atenção Básica de saúde bucal, com a implantação das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família ESF; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas CEO e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

Veja fotos do Atendimento no Consultório do Sítio São João