Campanha de Multivacinação em Maturéia finaliza atividades com mais de 280 cadernetas de vacinação atualizadas

Atualização dos dados da caderneta de vacinação

Após dois dias de atividades, 15 e 16 de Setembro, a campanha de multivacinação em Maturéia concluí suas atividades com bons resultados de atualização de vacinas de crianças e adolescentes. As atividades da campanha foram realizadas pelos profissionais da atenção à saúde municipal e Agentes comunitários de saúde. Mais de 280 cadernetas de vacinação, entre de crianças e adolescentes, foram atualizadas durante esses dois dias de campanha.

A campanha de Multivacinação é uma ação de abrangência nacional do Ministério da Saúde voltada à atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Maturéia, as atividades além de estarem voltadas à atualização dos cartões de vacinas das crianças e de  jovens, as atividades também consistiram na medição de altura e peso de crianças de seis meses a 4 anos de idade, com a finalidade de fazer o acompanhamento do crescimento e saúde dos menores.

Agente de Saúde medindo altura de criança

“A nossa participação na campanha de vacina, na atualização da caderneta de vacinação, é muito importante, porque são os agentes de saúde que andam casa à casa e também avisam as famílias (sobre a campanha) e olham se tem alguma vacina atrasada.  A gente está aproveitando a campanha de vacina já para realizar o peso que a gente faz todos os meses, realizando o peso agora, não precisam as mães voltarem para pesar de novo” explicou a Agente comunitária de saúde em Maturéia, Luciene Freitas, sobre a participação dos agentes de saúde na campanha.

Várias cadernetas de vacinação foram atualizadas de crianças que pais fizeram questão de levarem para verificar. A exemplo da moradora de Maturéia, Ana Maria Pereira dos santos, que levou seu filho Miguel, de 4 anos. “Essa campanha da vacinação dos nossos filhos é importante, porque a gente vai saber como está o desenvolvimento deles, da altura, do peso, e também para evitar as doenças” disse ela sobre a importância da campanha de Multivacinação.

No sábado, e último dia das atividades da Multivacinação, (16/09), aconteceu o dia “D” da campanha, com a continuidade das atividades durante todo o dia. Na oportunidade, o Secretário Municipal de Saúde, Bruno Wanderley, compareceu na campanha juntamente com o vereador municipal, André Alves, que se caracterizou de “Zé Gotinha” fazendo a alegria das crianças durante a vacinação.

Veja os dados obtidos na campanha municipal:

Crianças de 1 ano a 9 anos: Compareceram para avaliação 950 crianças e tomaram vacina 72 crianças;
Adolescentes de 10 anos a 14 anos: Compareceram para avaliação 550 adolescentes e t
omaram vacina 210 adolescentes.

Fonte: Maria do socorro Martins Alves – Coordenadora de imunização e vacinadora em Maturéia

Luciene Freitas – Agente comunitária de saúde em Maturéia

Ana Maria Pereira dos santos – Moradora de Maturéia