Educação Municipal – 1º Encontro de Formação de Professores do Ciclo de Alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta manhã de sábado, (28/10), o 1º Encontro de Formação de Professores do Ciclo de Alfabetização com base no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa  (PNAIC) 2017.

O encontro reuniu professores de alfabetização da rede municipal de ensino e teve como pauta o desafio de garantir o direito de crianças à alfabetização plena até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental.  Assuntos acerca dos meios metodológicos e pedagógicos para fornecer da melhor maneira a educação para as crianças e alcançar a meta de alfabetizar alunos da rede de ensino municipal até os oitos anos de idade foram os quais predominaram no encontro dos professores alfabetizadores.

Além dos assuntos sobre a educação fundamental, os professores tiveram atividades práticas com estratégias e recursos didáticos para desenvolver métodos de ensino aprendizagem voltados às crianças.

No município de Maturéia, o PNAIC é coordenado por Socorro Aquino, Coordenadora Municipal do programa, Miriam Pedrosa, Formadora, e Lisandra Albuquerque, Coordenadora Pedagógica.

“Um dos indicadores que pode evidenciar o sucesso do PNAIC é o professor alfabetizador ganhar autonomia no uso competente de estratégias e recursos didáticos que lhe permitam efetivamente alfabetizar, independentemente dos livros e dos materiais escolhidos pela rede ou instituição”. O Documento Orientador do PNAIC 2017 prevê essas características para a formação de um educador que tenha autonomia para buscar a alfabetização e educação dos alunos na formação inicial.

Fonte: http://pacto.mec.gov.br/