Evento de abertura da Campanha Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com os profissionais da saúde municipal deram inicio, na última segunda-feira (16/10), à campanha do Outubro Rosa, que tem como finalidade conscientizar mulheres sobre o câncer de mama e da importância da prevenção contra a doença.

A abertura da campanha foi realizada com um evento na Escola Maria Tâmara durante à tarde da segunda-feira, disponibilizando uma programação diversificada de serviços para população, sendo o público-alvo as mulheres. Para iniciar a programação uma palestra foi realizada por o Enfermeiro, Osiel Ferreira, e também pelo Médico, Kezzyo Medeiros, sobre informações acerca do câncer de mama para o conhecimento das mulheres, com o propósito de evidenciar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.

Em seguida foram oferecidos Serviços Básicos de Saúde, como testes de Hepatite B e c, HIV e Sífilis, procedidos por o médico, Kezzyo Medeiros, e pela Enfermeira, Linaria Kaline. Também foi oferecido atendimento para aferição de Pressão arterial, com a Técnica de Enfermagem, Maria de Lourdes Batista. Além desses profissionais, o evento contou a presença do Secretário Municipal de Saúde, Bruno Wanderley, e dos demais responsáveis pela Saúde no município, como Agentes Comunitários de Saúde, Dentistas e Auxiliares, Educador Físico, Nutricionista e Psicóloga, dando todo o suporte para a realização do evento.

Além dos serviços de saúde, a abertura da campanha foi marcada com a doação de cabelos. Várias mulheres se sensibilizaram com a causa da campanha e fizeram a doação das madeixas para o hospital do câncer. A moradora de Maturéia, Lucilia Trindade, foi uma das mulheres que fez a doação, e para ela foi além de uma atitude de amor ao próximo, mas uma homenagem a sua irmã que sofre com a doença. “Eu escutei o aviso e já resolvi que eu iria doar o cabelo, porque hoje é exatamente o dia que minha irmã está completando ano, 53 anos, e o mês que vem vai fazer um ano que descobrimos que ela estava com câncer de mama. Então isso é uma homenagem que estou fazendo para ela.” contou.

Para encerrar o evento, uma aula de Fit Dance, com um Professor da cidade de Patos – PB foi promovida para as mulheres presentes no evento. Um momento de descontração e promoção da saúde.

Lucília Trindade – Moradora de Maturéia