ID Jovem em Maturéia

 

É fundamental a valorização da juventude, com a disponibilidade de meios para o incentivo a cultura, mobilidade e lazer.  A Identidade Jovem, ou ID Jovem, é um programa do Governo Federal que possibilita aos jovens o acesso a benefícios relacionados ao direito à cultura, ao território e à mobilidade. Essa garantia será divulgada na cidade de Maturéia, com o lançamento do programa ID Jovem no município.

A ID Jovem é o documento emitido pelo Governo Federal, criada pelo Decreto nº 8.537/2015, que comprova a condição de baixa renda dos jovens para acesso a benefícios estabelecidos pelo Estatuto da Juventude, como o desconto de 50% (Meia-entrada) no preço do ingresso cobrado em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento;   e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

O programa da Identidade Jovem possui o objetivo criar condições para o verdadeiro acesso aos direitos pelos jovens de baixa renda. Têm direito ao cartão da Identidade Jovem, as pessoas com idade entre 15 e 29 anos de família com renda mensal até dois salários mínimos, e ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com as informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Um evento na próxima terça-feira (15) está sendo organizado para divulgar os benefícios do programa e fornecer as informações necessárias à adesão da Identidade Jovem pelos jovens de Maturéia, lançando o ID Jovem na cidade. O evento está sendo sistematizado por o vice-prefeito de Maturéia, Alexandre Alves, e a Secretária Municipal de Assistência Social, Vanessa Barbosa.

A solenidade acontecerá durante à tarde da terça-feira,  a partir das 13:30 na Igreja Ação Evangélica, em Maturéia, e contará com a presença da Secretária Executiva de Juventude da Paraíba, Priscila Gomes.