Mais uma etapa do Programa Novo Mais Educação no município de Maturéia

Mais uma etapa do Programa Novo Mais Educação está sendo realizada no Município de Maturéia. O Programa foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o propósito de melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, através da ampliação da jornada escolar.

Para este ano, o programa será desenvolvido com o acompanhamento pedagógico específico em Língua Portuguesa e Matemática e a realização de atividades no campo de artes, cultura, esporte e lazer, objetivando a melhoria do desempenho educacional dos alunos. Dentre as finalidades, o Programa Novo Mais Educação tem o propósito de ampliar o desempenho na língua portuguesa e matemática dos alunos, reduzir a evasão escolar, aumentar o período de permanência dos alunos na escola, e melhorar os resultados de aprendizagem do ensino fundamental.

Em Maturéia as aulas do Programa Novo Mais Educação se iniciaram no dia 10 de julho deste ano, e estão acontecendo na zona urbana e rural do município. São várias as oficinas trabalhadas com os mais de 200 alunos contemplados pelo programa, além das aulas de copeira, desenho, dança e teatro, artesanato e a prática de futsal, que compõem os campos trabalhados. Ainda são realizadas atividades de leitura e escrita (letramento), e alfabetização, abrangendo o acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa, além de atividades destinadas ao ensino da Matemática.

São 18 profissionais da Educação Municipal que estão envolvidos no desenvolvimento do programa no município, sendo 13 ensinando. As Escolas municipais que estão recebendo o programa são a José Ramalho Xavier e Maria Tâmara Souza do Nascimento, que ficam na zona urbana, e as Escolas do campo Maria das Virgens Araújo, localizada no sítio Livramento e a Manuel Machado da Costa, no sítio São João.

Para este ano, o Programa Mais Educação vem com uma novidade: As Avaliações Diagnosticas de Entrada, que são estabelecidas por o Programa Novo Mais Educação (PNME) e elaboradas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), órgão que possui a finalidade de mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas. Essas avaliações têm o caráter de determinar as ações das escolas em relação ao desenvolvimento do acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, bem como, detêm a função de auxiliar nas ações definidas pelo Ministério da Educação (MEC) no desenvolvimento do programa nas escolas públicas.

As Avaliações Diagnosticas de Entrada já foram realizadas com os alunos e mediadores da Língua Portuguesa e Matemática  do programa em Maturéia. Os colaboradores do programa no município aguardam o resultado avaliativo.