Moradores de Maturéia são beneficiados pelo mutirão de cirurgias de cataratas em Patos

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), está realizando um mutirão de cirurgias de cataratas na cidade de Patos.  O mutirão beneficia populares dos 24 municípios centralizados por Patos, o que incluí a cidade de Maturéia.

Esta primeira etapa, que teve início na segunda-feira (7), acontece no Hospital Regional da cidade de Patos, e se estenderá até a próxima sexta-feira (11). O mutirão ocorre anualmente, e este ano, até o fim de Dezembro, várias cidades serão contempladas com a ação, beneficiando moradores que necessitam do procedimento cirúrgico.

Foram 11 moradores de Maturéia contemplados nessa primeira etapa do mutirão, incluindo homens e mulheres que sofrem com a opacidade da lente natural do olho. A realização das cirurgias de cataratas para os pacientes de Maturéia, nessa primeira fase do mutirão, foi obtida por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Maturéia e a 6° Gerência de Saúde de Patos, através do gerente Leudo Farias.

Em contrapartida da ação, a Secretaria Municipal de Saúde de Maturéia ficou responsável pela triagem dos pacientes no município, que é o procedimento pelo qual se determina a prioridade do tratamento; a apresentação da demanda pela cirurgia à Gerência Regional de Saúde, e por os exames de risco cirúrgico, além do transporte dos pacientes.

O mutirão beneficia diretamente as pessoas que necessitam do tratamento para conter a catarata, que interfere nas atividades normais do indivíduo. Para o Secretário Municipal de Saúde, Bruno Wanderley, a finalidade do trabalho da Secretaria de Saúde, juntamente com a Prefeitura Municipal, é cuidar da saúde da população, e levar mais qualidade de vida.   “Nosso objetivo é cuidar dos problemas de saúde da nossa população, deixando a população mais saudável, com melhor qualidade de vida, essas cirurgias ofertadas pelo Governo do Estado vem para da uma melhor qualidade de vida a população que sofre de problemas que afetam a saúde a exemplo da catarata, depois da cirurgia a pessoa volta a enxergar com uma alegria inexplicável. A Prefeitura está a serviço do povo, por isso precisamos estar preparados para oferecer atendimento de qualidade à população”, enfatizou Bruno.

Sobre o trabalho que vem desenvolvendo como Secretário Municipal de Saúde, Bruno Wanderley expressa sua satisfação em poder trabalhar na gestão da saúde municipal. “Faço questão de parabenizar a todos os profissionais que fazem a saúde de Maturéia, e agradecer ao Prefeito Zé Pereira por confiar no meu trabalho frente à Secretaria de Saúde pelo trabalho que vem sendo desenvolvido” enfatizou.