Novembro Azul – Consultas e exames do toque retal são realizados para homens na prevenção do câncer de próstata

O Novembro azul é uma campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata voltada a toda a sociedade e em especial aos homens. Vestindo essa camisa, a Secretaria Municipal de Saúde realizado na manhã do domingo, 26, consultas e exames do toque retal destinados aos homens para a prevenção do câncer de próstata.

As consultas e exames do toque retal foram procedidos por o Médico Urologista, Antônio Segundo Neto, com o auxilio do Enfermeiro e Secretário Municipal de Saúde, Bruno Wanderley, na Unidade de Saúde Dr. Victório Medeiros, na zona urbana de Maturéia.  Ao todo, foram atendidos 33 homens, que procuraram realizar o exame para prevenir não apenas o câncer de próstata, mas outras doenças relacionadas à próstata.

“Foi muito importante, porque através desse exame, nós, homens, podemos saber como está nossa saúde” disse Antônio Romão sobre o atendimento. O câncer na próstata, assim como outras doenças que acarretam à próstata, podem serem diagnosticadas pelo exame de toque retal e por um exame de sangue, dois meios importantes para verificar possíveis alterações na próstata.

Antes da administração das consultas e exames, Dr. Segundo realizou uma palestra para alertar os homens sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce da doença e tirou dúvidas acerca da doença e dos exames de próstata, no intuito de incentivar o cuidado com a saúde masculina.

O atendimento especializado na Unidade de Saúde teve o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de próstata e destacar a importância do homem cuidar da saúde, além do intuito de levar comodidade aos pacientes que antes tinham que se colocarem para outras cidades para se consultarem ou realizarem os exames da próstata.