Projeto de Leitura na Creche Municipal Santa Cecília – “Entre Fraldas e Livros: Iniciando a leitura na Creche”

 

É através da leitura que o ser humano pode conhecer novos mundos e adquiri conhecimentos que são significativos na vivência de experiências e no desenvolvimento do processo de aprendizagem ao longo da vida. E um projeto de leitura é uma estratégia pedagógica das instituições de ensino que têm o objetivo de despertar nos alunos o prazer pela leitura e propiciar novos conhecimentos.

A Creche Municipal Santa Cecília está desenvolvendo o Projeto de Leitura “Entre Fraldas e Livros: Iniciando a leitura na Creche” desde Maio deste ano. Um projeto de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenadora Pedagógica, Ranicle Souza Nascimento, e elaborado pela supervisão e professores da Creche Municipal.  A abertura do projeto, no dia 16 de Maio,  foi organizada de forma especial, com a participação da família dos alunos, uma incentivo a mais para o habito da leitura.

Todo o corpo docente da Creche Municipal Santa Cecília está envolvido no desenvolvimento do projeto na instituição de ensino infantil, que, por sua vez, tem o propósito de estimular nos alunos o desejo pela leitura, o enriquecimento do vocabulário e formação do pensamento crítico, bem como possibilitar vivencias e potencializar o processo da aprendizagem, além de estimular a criatividade e imaginação da criança. Proporcionar emoções e vivencias significativas, por meio da linguagem simbólica dos contos é a finalidade do projeto, para que as crianças possam construir valores e expressar seus sentimentos.     

O projeto de leitura está sendo desenvolvido com todos os alunos nas diferentes modalidades de creche à pré-escola, observando a necessidade de iniciação a leitura desde a educação infantil e o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Atividades em Sala de aula, Leitura no pátio, Dramatização das Histórias, Confecção de Cartazes e leitura em família abrangem a composição do projeto de leitura. Uma das ações do projeto consiste na criança levar para casa um livro dos contos trabalhados no projeto e registrar as histórias lidas com os pais através de ilustrações.

Sobre o Projeto de leitura “Entre Fraldas e Livros: Iniciando a leitura na Creche”, a Diretora da creche, Antonia Laureano, destaca o diferencial e favorecimentos que o projeto possibilita para a aprendizagem da criança. “Favorecer o conhecimento de mundo, como também o desenvolvimento das emoções e relações efetivas, desenvolvimento da oralidade, fatores importantes para a formação da autonomia e identidade das crianças. Outro aspecto importante é firmar o compromisso da família na educação de seus filhos” enfatizou.

A Culminância do Projeto de Leitura será no próximo dia 04 de Agosto.