Imagem

 

A Educação Municipal de Matureia fechou uma parceria com a empresa de serviços online Google com a utilização gratuita da plataforma Google workspace for education que oferece um pacote de ferramentas digitais para otimizar o ensino e a comunicação entre professor e aluno em um ambiente seguro para aprendizagem.

 A plataforma pode ser utilizada de forma gratuita por toda a rede municipal de ensino, auxiliando professores e estudantes enquanto perdurar o ensino remoto em razão da pandemia da covid-19. Através de e-mails institucionais cadastrados no Google workspace for education, os estudantes e professores têm acesso gratuito a diversos recursos que permitem um ambiente para comunicação por vídeo avançada, experiências de aulas enriquecedoras e ferramentas para colaboração e a comunicação em tempo real.

A parceria foi viabilizada através da iniciativa do Professor e atual Supervisor de Ensino da Escola Municipal Maria Tâmara, Kayro Almeida, que buscou a liberação gratuita da plataforma em mais de uma tentativa. “É uma plataforma paga, mas o Google libera de forma gratuita para as escolas públicas que façam o pedido. O nosso foi negado algumas vezes, mas depois de várias tentativas conseguimos a aprovação. São poucos municípios na Paraíba que fazem uso”.

“Antes tudo era feita pelo whatsapp dos alunos e professores, que gerava uma série de problemas de perda de atividades. Na plataforma tudo fica armazenado na nuvem possibilitando aos professores e alunos acessarem de onde estiverem. A plataforma libera também aos professores uma conta do meet que permite gravar as aulas e disponibilizar aos alunos que por ventura não tiveram como assistir a aula naquele momento”, explica Kayro.

Até o momento, apenas a Escola Maria Tâmara está usando a plataforma, mas é possível ser explorada por todos os professores da rede municipal de ensino, qualquer professor da rede pode ter o e-mail institucional e utilizar todos os benefícios do Google workspace for education, a liberação de acesso é para até dois mil usuários da educação.

Google Meet, o Chat, Gmail e Google sala de aula são algumas das plataformas utilizadas no pacote do Google workspace for education que permitem aos alunos assistirem aulas, enviar atividades e manter comunicação simultânea com os professores de forma simples e prática. Além disso, os professores também podem criar, compartilhar e corrigir atividades na plataforma, assim como, os estudantes conseguem criar trabalhos com ferramentas disponíveis na plataforma que facilitam o aprendizado.