Imagem

 

A vacinação contra à covid-19 do grupo de pessoas com comorbidades continua em Matureia. Neste sábado (05), 169 pessoas com comorbidades tomaram a 1ª dose da vacina da covid-19.

A aplicação das doses foi mediante a apresentação do laudo médico que comprova a comorbidade do popular. Fazem parte do grupo de comorbidades: diabetes, pneumopatias crônicas graves (doenças que afetam os pulmões), hipertensão (casos mais graves), insuficiência cardíaca, síndrome de Down, cardiopatia, arritmias cardíacas, doença cerebrovascular, próteses valvares, dispositivos cardíacos implantados, cardiopatas congênita no adulto, valvopatias, síndromes coronarianas, cardiopatia reumática, doença renal crônica, pericardite crônica, aneurismas, obesidade mórbida, cirrose hepática, entre outras comorbidades. Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade, também fazem parte do grupo prioritário.

Essas e outras comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação estão descritas no Plano Nacional de Vacinação Contra Covid-19. Os populares que fazem parte do grupo de comorbidades são comunicados pelos Agentes Comunitários de Saúde sobre o dia de tomar a 1ª e 2ª dose da vacina.