A Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento está desenvolvendo o projeto de leitura Clube do livro - Nosso Lugar, que possibilita o compartilhamento de experiências e conhecimentos dos alunos sobre a leitura de livros, criando um ambiente de debate e aprendizagem.

“Ele foi pensando com o objetivo de criar um ambiente favorável à leitura e que acima de tudo crie no aluno o sentimento de pertencimento ao um grupo ao qual denominaremos Clube do livro - Nosso Lugar propiciando momentos de conversas entre os participantes, afinal quem não gosta de compartilhar com seus colega um filme ou série que assistiu, um livro que leu? Sempre partindo de um ponto para o debate, o livro que será trabalhado”, disse o Professor e Supervisor de Ensino da Escola, Kayro Almeida,

O Clube do livro visa a participação de todos os alunos da escola, inicialmente foram convidados os alunos dos 9º ano, mas com a possibilidade de expansão para os demais anos. O projeto foi idealizado e estruturado em março deste ano por Kayro Almeida e o Professor de História da Escola, Abrahão Francisco. A coordenação do projeto é feita em conjunto, com encontros quinzenais de forma virtual, proporcionando um espaço de debate e conversa com os alunos.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação apoia o projeto. Foi disponibilizado 15 exemplares da próxima obra a ser lida pelo clube: Fique onde está e então corra, do escritor John Boyne. “Disponibilizar o livro impresso, mesmo que emprestado, pois depois eles irão compor o acervo da escola Maria Tâmara, é crucial para o desenrolar do projeto, dará ao aluno uma experiência que muitos nunca tiveram, pegar, folear, cheirar o livro novo, ficará eternizado na memória deles”, falou Kayro.

“O clube teve início no dia 05 de junho, já realizamos 4 encontros virtuais e ao longo dos encontros fizemos a leitura e debate do livro: o cortiço de Aluísio de Azevedo, disponibilizado aos nossos alunos em formato PDF. O projeto tem como objetivo estimular em nossos alunos o gosto pela leitura. Esses primeiros encontros demostraram que isso é possível, foi gratificantes perceber nos alunos a curiosidade pelos próximos capítulos da saga de João Romão, Bertoleza, Jerônimo, Rita Baiana, Pombinha e tantos outros personagens tão singulares da obra de Azevedo”.

Como é o Clube do livro - Nosso Lugar?

De acordo com Kayro Almeida, cada encontro é programado e possui uma pauta, onde os alunos ficam responsáveis por levarem uma poesia, uma música, uma notícia ou uma palavra nova que será apresentada e debatida por todos os membros do clube. Um momento rico de exposição da cultura para todos os alunos.