A população municipal de Matureia já pode participar do processo de construção do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2022 a 2025 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022, a Prefeitura Municipal lançou o processo de elaboração das peças orçamentárias com a participação da população de forma virtual.

A população pode indicar através de formulário eletrônico quais as áreas prioritárias de investimentos. A participação da população é fundamental e a consulta de forma digital acontece como medida de proteção à saúde, considerando o atual momento de pandemia da Covid-19.

O Plano Plurianual – PPA é o documento que define as prioridades do governo municipal para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um documento elaborado anualmente pelo poder executivo que estabelece informações de despesas e receitas da administração, com base no planejamento de ações para benefício da população. O documento é produzido observando a realidade local, e a partir da participação social da população municipal.

O processo de elaboração do orçamento público acontece com a participação da população na elaboração, discussão, avaliação e execução dos investimentos municipais no intuito de proporcionar o direito do cidadão de participar das decisões públicas. A construção do orçamento público acontece de forma integrada e participativa.

O questionário é simples e objetivo, participe e ajude a definir as prioridades no orçamento público.

Link para participar: Matureia - PPA (2022-2025) E LOA (2022)

Fonte: https://www.justica.gov.br/