O município de Matureia alcançou 95,40% da cobertura vacinal na campanha contra a febre aftosa 2021, ocupando o terceiro lugar com melhor desempenho na primeira etapa da campanha de vacinação entre as cidades da Gerência Regional de Defesa Agropecuária de Taperoá - PB.

A campanha municipal foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Departamento de Agricultura, com apoio de profissionais da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER). O município adquiriu 1.500 doses da vacina para esta primeira etapa da campanha, que foi direcionada a bovinos de todas as idades.

“Isso é resultado de um trabalho bem feito. Parabéns a todos os envolvidos, principalmente, ao pessoal da EMPAER e nossos vacinadores, e aos criadores por colaborar com eles”, expressou o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Jackes Rodrigues.

Cada criador declarou a vacinação do seu gado ao órgão de defesa sanitária animal do Estado, por meio da EMPAER. A declaração de vacinação é o documento que permite ao proprietário circular e comercializar os animais que tenham sido devidamente vacinados contra a febre aftosa nas duas etapas da campanha anual. É por meio da declaração que o Estado acompanha a cobertura vacinal dos animais.