O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. O órgão participa da formulação de metas para a área da saúde e acompanha as verbas que são encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e também os repasses de programas federais.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por 16 pessoas, sendo 8 titulares e 8 suplentes, onde 4 são representantes da gestão, 4 são representantes dos trabalhadores de saúde e 8 são representantes dos usuários e sociedade civil.

A reuniões do conselho são realizadas na segunda quinta-feira de cada mês, no espaço do Igreja São Francisco de Matureia, e são abertas a toda comunidade. Mesmo não fazendo parte do conselho, as pessoas podem participar dos encontros do conselho.

Atualmente, a pauta tratada nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde é a formulação de estratégias para o enfrentamento da pandemia da covid-19 e o acompanhamento das metas do programa Previne Brasil.