A Prefeitura de Matureia por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano firmou uma parceria com o Banco do Nordeste (BNB) e com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER) para serem apresentadas linhas de crédito rural do BNB aos agricultores, criadores e produtores de Matureia.

Os projetos de linhas de crédito rural fazem parte do BNB e serão apresentados em uma reunião no dia 30 de setembro, às 8h na Escola Municipal Maria Tâmara, com representantes do Banco do Nordeste e da EMPAER. Serão oferecidos créditos produtivos e orientados para gerar renda às famílias do campo.

Serão transmitidas informações sobre projetos acima de R$ 20 mil que os agricultores, criadores e produtores de Matureia podem fazer por meio da linha de crédito rural do BNB.  Será apresentado o crédito fundiário Terra Brasil para compra de terras pelos agricultores familiares; o crédito Rural PRONAF para agricultores familiares com a DAP classificada no grupo "V"; e o FNE Rural para produtores rurais não enquadrados no PRONAF.

Por meio do crédito PRONAF e FNE podem ser feitos Investimentos nas propriedades, como a construção e melhoria de instalações (curral, cercas, açudes, barreiros, poços Amazonas e outros), aquisição de animais e custeio pecuário.