Imagem

 

Neste sábado (09) foi realizado o dia D de vacinação antirrábica em Matureia, com pontos de vacinação espalhados pela cidade. Ao todo, foram 742 animais vacinados, sendo 512 cães e 230 gatos.    

A vacinação foi realizada pelos Agentes de Combate a Endemias e alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). No decorrer deste mês de outubro os trabalhos da campanha de vacinação seguem para às comunidades rurais, onde serão organizados pontos de vacinação para facilitar o acesso dos moradores que irão levar seus animais domésticos para vacinar.

 No dia 14 de outubro a vacinação acontece nos sítios Santo Antônio, Cachoeira, Catolé e Jabre. Dia 15 nos sítios Cachoeira, Grotão, Cafundó e São João; dia 18 será no sítio Amparo, Aliança, Monte Belo e Cacimbas; no dia 19 será no sítio São João, Santa Tereza, São Gonçalo e Duas Serras.

Dia 21 a vacinação acontece no sítio Lagoa dos Rodrigues, Assentamento 1ª de Mai; dia 22 no sítio Pedra Lavrada; dia 25 no sítio Conceição, Tauá, Batinga e Fazenda; dia 26 no sítio Pedra D’água, São José Belém, Flores e Assentamento 1ª de Maio; dia 28 no sítio Mata Escura e Mulungu.

A campanha de vacinação antirrábica é anual e tem como objetivo combater a doença viral raiva, também conhecida como rábia. Um animal infectado pode transmitir a doença para seres humanos pela saliva, geralmente, por meio da mordedura, os cães e gatos são os principais transmissores.