Imagem

 

O município de Matureia aderiu ao Programa do Governo Federal “Melhor em Casa” que disponibiliza serviços de atenção domiciliar e cuidados especializados em pacientes com doenças agudas e crônicas graves. A iniciativa evita e reduz a permanência dos pacientes nos hospitais, garantindo acompanhamento seguro e humanizado com mais comodidade.

A adesão ao programa foi possível por meio da junção do número de populares do município de Matureia e de Teixeira – PB, que também irão receber os serviços do programa a partir deste mês de outubro. O público-alvo são pessoas de qualquer faixa etária que necessitem de cuidados diários para recuperação de problema agudo de saúde, seja por infecções, traumas, descompensações de doenças crônicas ou pessoas com necessidade de cuidados paliativos, como pacientes com doenças terminais.

Os serviços de atenção domiciliar serão prestados por uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e assistente social. Por meio do programa as equipes de saúde conhecem melhor a realidade do paciente, o que auxilia na melhoria da qualidade de vida de toda a família.

Conheça melhor o programa

Melhor em Casa – Pacientes que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos. A indicação para o atendimento domiciliar pode vir de diferentes serviços da rede de atenção. A prestação de assistência à saúde é de responsabilidade da equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e da equipe multiprofissional de apoio (EMAP), sendo o cuidado compartilhado com a família e/ou cuidador responsável. Os pacientes que precisam de equipamentos e outros recursos de saúde e demandam maior frequência de cuidado, com acompanhamento contínuo, também podem ser assistidos pelo Melhor em Casa.

 

Fonte: https://www.gov.br/