O Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, Jackes Rodrigues, e o Diretor Municipal da Defesa Civil, José Francisco, participaram nesta quinta-feira (14) de um evento online em alusão à Semana Nacional de Redução de Desastres, representando o município de Matureia.

Foram discutidos temas centrais na redução de desastres, com foco na educação, resiliência e em boas práticas que sejam aplicáveis ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) e possam ser replicadas por outras cidades e estados. O evento contou com a participação de profissionais de Proteção e Defesa Civil de todo o País, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Matureia está participando da MCR2030 - Construindo Cidades Resilientes, no qual o Governo Municipal assume o compromisso com a redução de risco de desastres e tomando medidas para aumentar a resiliência urbana, visando tornar Matureia uma cidade inclusiva, segura, resiliente e sustentável até 2030. A participação no evento da Semana Nacional de Redução de Desastres faz parte do compromisso do município com a MCR2030.

As ações da MCR2030 em Matureia serão desenvolvidas por meio da Defesa Civil do município.

A MCR2030

A MCR2030 - Construindo Cidades Resilientes é uma iniciativa liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR) que, por meio da articulação de vários atores, promove a resiliência local por meio da defesa política, da troca de conhecimentos e experiências e do estabelecimento de redes de aprendizagem entre as cidades, promovendo, simultaneamente, o fortalecimento das capacidades técnicas, a conexão de vários níveis de governo e as alianças estratégicas. Apoia as cidades em seu caminho para a redução de riscos e desenvolvimento de resiliência por meio de um roteiro para a resiliência urbana, facilitando o acesso a ferramentas de conhecimento, diagnóstico, monitoramento e relatórios

É uma iniciativa global, com coordenação regional que facilita essas conexões entre as necessidades das cidades e os serviços, metodologias e ferramentas de entidades e indivíduos que trabalham na redução do risco de desastres e no fortalecimento da resiliência urbana. A MCR2030 apoia as cidades ao longo da sua jornada de resiliência, desde a conscientização até o planejamento e a implementação de ação de redução do risco de desastres O objetivo de MCR2030 é assegurar que as cidades estejam se tornando inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030.

Matureia já recebeu o certificado de compromisso com redução de risco de desastres e resiliência, no qual são listadas dez essenciais para o Construindo Cidades Resilientes:

1 - Organize-se para resiliência a desastres;

2 - Identificar, compreender e usar cenários de risco futuro;

3 - Fortalecer a capacidade financeira para resiliência;

4 - Buscar o desenvolvimento urbano resiliente;

5 - Proteja o buffer natural para melhorar funções de proteção oferecidas pelo natural ecossistemas;

6 - Fortalecer a capacidade institucional para resiliência;

7 - Compreenda e fortaleça a sociedade e capacidade de resiliência;

8 - Aumente a resiliência da infraestrutura;

9 - Garantir uma resposta eficaz a desastres;

10 - Agilizar a recuperação e construção.

Fonte: https://www.gov.br