Assim como nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu atendimentos especializados para os homens neste mês da campanha Novembro Azul. Foram disponibilizados 100 atendimentos com consultas e exames de toque retal com o Urologista Dr. Antônio Segundo.

Os atendimentos foram realizados na UBS municipal, onde foi disponibilizado café da manhã e promovido um sorteio de um bode doado pelo vereador Leandro Laia. O dia dedicado à saúde do homem também contou com uma palestra de Dr. Antônio Segundo, que destacou a importância do cuidado com a saúde do homem e a conscientização sobre o câncer de próstata.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado pelo teste de psa (Antígeno prostático específico) e pelo exame de toque retal, procedimentos capazes de detectar a doença no seu estado inicial. A partir dos exames é possível verificar possíveis alterações na próstata, identificando precocemente casos de câncer e outras doenças da próstata.