Imagem

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza o trabalho contínuo de preservação ambiental no município de Matureia. São realizadas atividades regulares de preservação de espécies no Pico do Jabre, com a soltura de animais em área de conservação autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Dentre os animais já soltos na área de preservação estão, o gambá-de-orelha-branca (timbu) e cobras das espécies jiboia, cascavel e jararaca. Os animais soltos na área de preservação são encontrados na zona urbana por moradores que comunicam à Secretaria de Meio Ambiente.  Os animais são capturados pela equipe da Secretaria e soltos em seu habitat natural.

“De volta ao ninho” está entre os projetos desenvolvidos pela Secretaria que reforça na população a importância da preservação e conservação da natureza. Por meio do projeto, são entregues animais silvestres de forma voluntária. Os animais entregues no projeto são levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Cabedelo – PB.

O projeto tem o intuito de mobilizar populares do município e região a devolverem ao habitat natural os animais silvestres que são criados irregularmente em casa. A ação é desenvolvida regularmente pela secretaria com o apoio do IBAMA e da Polícia Ambiental.