A Secretaria Municipal de Educação e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Matureia promoveram nesta segunda-feira (28) uma palestra alusiva à Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down e o Transtorno do Espectro do Autismo, ministrada pela professora Talita Alves, que possui a síndrome de Down.

Na palestra, com o tema “Superação que não me limita”, Talita contou um pouco da sua história e superação aos alunos da Escola Maria Tâmara Souza do Nascimento, destacando conquistas pessoais e profissionais na carreira de professora e profissional de Educação Física. Talita ainda realizou uma apresentação musical para os alunos.

O evento também contou com apresentações de alunos do AEE e a presença de profissionais da saúde, educação e da assistência social de Matureia, que falaram sobre a temática e destacaram os atendimentos profissionais são prestados no município, em ação conjunta da secretaria de educação e de saúde.  O poder legislativo municipal foi representado no evento pelo vereador Leandro Laia.

A Semana alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, destaca a inclusão e a conscientização global sobre a garantia das mesmas liberdades e oportunidades em sociedade para as pessoas com Síndrome de Down. O evento também promove a divulgação da realização do Censo Estadual da Pessoa com Deficiência, que tem a finalidade de conhecer o universo da pessoa com deficiência e subsidiar a implantação de políticas públicas nas diversas esferas do Governo Estadual. O censo é promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e FUNAD.

Se você apresenta alguma deficiência, acesse o link abaixo para preencher. Em caso de crianças, o pai, mãe ou responsável deve responder por ela.

Censo Estadual da Pessoa com Deficiência

Fonte: funad.pb.gov.br e paraiba.pb.gov.br