Imagem

 

O Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, certificou a permanência do município Matureia no Mapa do Turismo Brasileiro registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro - SISMapa. O município integra o novo Mapa do Turismo Brasileiro até 2023.

Na região turística vale dos sertões da Paraíba, apenas Matureia e outros três municípios passam a integrar o novo Mapa do Turismo Brasileiro.

Matureia já havia recebido do Ministério do Turismo o certificado de reconhecimento do trabalho de regionalização do turismo, passando a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro desde 2019. Para garantir a permanência de Matureia no mapa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo encaminhou toda a documentação necessária ao Ministério do Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro está relacionado ao Programa de Regionalização do Turismo, destinado a orientar a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas e destinação de investimentos no setor turístico, com foco para gestão, estruturação e promoção do turismo no Brasil. Dentre os benefícios para o município que integra o Mapa, está o apoio financeiro para a estruturação dos destinos turísticos na região.

Reconhecida como a Capital Paraibana do Voo Livre, Matureia é um dos municípios paraibanos com potencial para o turismo ecológico e favorável a práticas esportivas em meio à natureza. Com belezas naturais e abrigando o ponto mais alto do Estado da Paraíba e segundo do Nordeste, Matureia integrando o Mapa do Turismo Brasileiro passa a ter maior visibilidade e investimentos na área turística.

 

Turismo em Matureia

A riqueza natural encontrada no município matureense atrai milhares de turistas anualmente, que vêm em busca de contemplar a natureza e praticar esportes radicais que o Pico do Jabre possibilita. O parque ambiental envolve uma área de conservação que abrange 852 hectares, com diversidade de fauna e flora.

Além da prática de trilhas, o Pico do Jabre com 1.197 metros de altitude é bastante procurado por amantes do esporte voo livre por ser um ponto ideal para praticar as duas modalidades do esporte, o parapente e a asa delta, além de voos de paramotor e rapel. A prática de esportes de aventuras no Pico do Jabre eleva a potencialidade do turismo no município.

Dispondo da rampa de voo livre mais alta do nordeste, o Pico do Jabre atrai amadores e profissionais do esporte de vários lugares para participar dos festivais de voo livre, que acontecem anualmente no município.