O festival de voo livre de Matureia é um dos eventos turísticos do município que mais eleva o turismo e aquece a economia local. O evento anual atrai turistas, praticantes e amantes do voo livre, favorecendo o fluxo do comércio em Matureia.

A cada ano o festival recebe um número maior de turistas e esportistas, havendo uma procura significativa por restaurantes, bares e pousadas, além de demais setores comerciais no município, movimentando a economia local. Com o festival, a visibilidade dos estabelecimentos é otimizada, havendo uma ampla divulgação dos serviços de gastronomia e hotelaria de Matureia. O festival é uma oportunidade para potencializar o fluxo turístico no município, que reflete no aquecimento da economia local.

O 7º festival de voo livre de Matureia já está com data marcada para acontecer, do dia 21 a 24 de abril. O evento terá a sétima edição realizada pela associação Jabre Voo Livre; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura Municipal de Matureia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo.

Intitulada como a Capital Paraibana do Voo Livre em 2017, Matureia reuni anualmente vários praticantes profissionais do voo livre e admiradores do esporte no festival. E este ano não será diferente, o evento contará com a participação de vários profissionais e simpatizantes da atividade esportiva, com a prática do parapente, asa delta e rapel.

A realização de mais uma edição do festival de voo livre no pico do jabre representa para o município uma atratividade que evidencia a cidade de Matureia e potencializa as características turísticas, enaltecendo a cultura, economia e turismo local.