O 7º Festival de voo livre de Matureia aconteceu do dia 21 a 24 de abril. O evento teve a sétima edição realizada pela associação Jabre Voo Livre; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura Municipal de Matureia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo.

O evento contou com a participação de profissionais e admiradores do voo livre, além de turistas que foram prestigiar o festival, que trouxe com voos individuais e duplos das duas principais modalidades do voo livre, parapente e asa delta.  O evento também contou com a prática do rapel.

Os esportistas realizaram competições nos voos, de pousos em alvo certo; permanência de voo e distância de voo. O festival também contou, pela primeira vez, com a participação profissional de uma mulher, a esportista Laura.

Neste ano, o festival teve atrações musicais para recepcionar os turistas e esportistas que participaram do evento. Nos dias 23 e 24, bandas locais de forró pé de serra animaram os visitantes ao som do forró tradicional na Casa de Apoio ao Turista.

Intitulada como a Capital Paraibana do Voo Livre em 2017, Matureia reuni anualmente vários praticantes profissionais do voo livre e amantes do esporte no festival. O evento no município é uma excelente oportunidade para quem pretende experimentar a sensação de liberdade e contemplação da natureza através voos duplos, onde qualquer pessoa pode apreciar a bela paisagem do sertão paraibano diretamente do alto do Pico do Jabre.

A realização de mais uma edição do festival representa para Matureia uma oportunidade para evidenciar a cidade e potencializar suas características turísticas, enaltecendo a cultura, economia e o ecoturismo.