Imagem

 

A Escola Municipal José Ramalho Xavier está desenvolvendo o projeto “Pais e Escola: uma parceria de sucesso” que promove momentos de pais no ambiente escolar dos filhos, estreitando a relação dos pais com a escola e a participação no processo de ensino-aprendizagem dos filhos.  

Os pais participam de brincadeiras e dinâmicas, contação de histórias, apresentações musicais e piquenique, além de compartilharem experiências da profissão, histórias de vida e participarem de atividades que fazem parte da rotina escolar dos filhos. O objetivo do projeto é de estimular a participação da família na vida escolar dos filhos e envolver os pais nas atividades da escola.

O projeto destaca a importância da presença da família no ambiente escolar e a sua participação no processo ensino-aprendizagem como parceiros e colaboradores conscientes, além de estimular a valorização e respeito nas famílias.

“Pais e Escola: uma parceria de sucesso”

 O papel da família é oferecer uma base para o desenvolvimento humano, com a transmissão de valores e princípios, acolhimento, orientação e todo apoio necessário, inclusive na vida escolar, e a escola exerce os papeis de socializar e democratizar o acesso ao conhecimento dos estudantes.  A parceria entre família e escola compõe a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si e da sociedade. Assim, o envolvimento e a participação da família no ambiente escolar é um componente importante para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, e para a garantia da qualidade de vida da criança, assegurando sua saúde, lazer e segurança no âmbito familiar e escolar.