Imagem

 

O Ministério da Cidadania divulgou um relatório sobre benefícios sociais em Matureia, com dados dos principais programas sociais no município e o número de beneficiários existentes. 

O relatório apresenta comparativo entre o Auxílio Brasil e o Bolsa Família, valor médio e quantidade de famílias atendidas; números progressão dos valores repassados; fundo de participação do município, e benefícios financeiros que integram o Auxílio Brasil com respectivo número de beneficiários, como Benefício da Primeira Infância; Benefício Composição Familiar, Benefício de Superação da Extrema Pobreza, e Benefício Compensatório de Transição.

No Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Matureia apresenta 2.173 famílias cadastradas. O CadÚnico é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo utilizado para a concessão dos benefícios do Programa Auxílio Brasil, da Tarifa Social de Energia Elétrica e do Auxílio Gás, dentre outros.

No Auxílio Brasil, Matureia possui 1.484 famílias beneficiadas; no Auxílio gás dos brasileiros, que visa subsidiar as famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha, há 109 beneficiários no município, já na tarifa social de energia elétrica que proporciona desconto na conta de luz, são 1.109 beneficiários.

O Benefício de prestação continuada (BPC) que garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência de qualquer idade ou ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, cuja renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo, Matureia dispõe de 25 pessoas com deficiência que são beneficiárias e 05 idosos beneficiários.

No programa cisternas que promove acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo, foram entregues 423 cisternas para água de consumo humano, 160 para produção de alimentos, e 02 cisternas escolares.

 

Veja o relatório completo