Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Matureia promoveram nesta quarta-feira (11), uma palestra na Creche Municipal Santa Cecília sobre a prevenção e identificação das doenças virais na idade escolar.

A palestra foi ministrada pela médica Bárbara Bernadete e pelas Enfermeiras Linária Kaline e Déllis Maia, direcionada aos professores da creche. A palestra teve o proposito de orientar os profissionais da educação sobre como identificar as doenças virais na idade escolar e quais os cuidados que devem ser tomados para evitar a transmissão dessas doenças entre as crianças.

De acordo com a Enfermeira Linária Kaline, os casos de crianças com doenças virais que chegam à UBS municipal estão aumentando, como a doença de mão, pé e boca, dengue e catapora. Com base nisso, foi ressaltada a importância do aumento da higiene em banheiros, maçanetas de portas, limpeza de salas e intensificação da lavagem de mãos.

As profissionais orientaram os professores sobre como identificar as doenças virais e sobre a importância de alertar os pais e responsáveis para não mandar a criança doente para a escola, aconselhando para levar ao médico, assim, evitando a transmissão para outras crianças no ambiente escolar.