Imagem

 

Os profissionais de enfermagem que compõem a rede municipal de saúde participaram nesta terça-feira (19) de uma capacitação sobre feridas e curativos, abrangendo as formas de tratamento e coberturas. O curso faz parte da educação continuada em saúde.

A capacitação foi voltada aos técnicos e auxiliares de enfermagem da Unidade Básica de Saúde do município, com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais sobre o tratamento e identificação de feridas em pacientes. Foram abordados assuntos sobre a definição e classificação de feridas, quanto a causa, evolução, presença de infecção, e ao comprometimento tecidual. Além do processo de cicatrização e aspectos que interferem no processo de cicatrização de feridas.

Foram identificados procedimentos e materiais para curativos e coberturas, destacando o objetivo dos procedimentos, como prevenir a contaminação, promover a cicatrização, proteger a ferida, absorver secreção e facilitar a drenagem e aliviar a dor.

Os profissionais puderam conhecer a finalidade dos materiais utilizados em curativos e coberturas, e os critérios para seleção dos procedimentos, além da classificação dos procedimentos para cada finalidade.

Novas capacitações serão realizadas ainda neste mês de julho para os profissionais, abordando temáticas sobre o atendimento de saúde à população.