Imagem

 

Profissionais da rede municipal de saúde e estudantes de enfermagem participaram nesta quarta-feira (27) de uma capacitação sobre a coleta de citológico e teste de schiller, abrangendo informações acerca do processo de realização do exame citopatológico do colo uterino. A formação faz parte da educação continuada em saúde.

A capacitação foi voltada aos enfermeiros da Unidade Básica de Saúde do município e estudantes de enfermagem, com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais e dos futuros enfermeiros sobre o processo de realização da coleta para o exame citopatológico e o teste de schiller, que auxilia na identificação de áreas com lesões suspeitas no colo do útero.

Foram transmitidas informações sobre os objetivos do exame; indicações e contraindicações da realização do exame; estrutura da sala de coleta; material necessário; exame físico externo; dentre outras informações sobre a realização do exame.

Exame citopatológico do colo uterino

O exame citopatológico é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer. O exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente, ao realizar o diagnóstico da doença em seus estágios iniciais antes que a mulher tenha sintomas. A realização periódica do exame permite o diagnóstico precoce do câncer e das lesões precursoras, contribuindo para a redução da mortalidade por câncer do colo do útero.