O Secretário Estadual da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar de Sousa Duda, visitou nesta sexta-feira (29) o banco de sementes de Matureia, que será espaço coletivo para armazenamento de sementes nativas da região e centro de atividades múltiplas do município. O secretário foi recepcionado pelo Prefeito Zé Pereira, o vice-prefeito Chico Mané, e vereadores municipais.

A construção do banco de sementes foi iniciada em 2013, após três anos de inatividade, foi retomada em 2018.  A estrutura possui pátio de carga/descarga, almoxarifado, área de estocagem, sala de reuniões, albergues femininos e masculinos, banheiros, refeitório, cozinha, sala estar, área de serviço, passarela avarandada, auditório, hall, pátio, estacionamento, quadra multi-uso para eventos e secagem de grãos, e cisternas.

O banco de sementes tem a finalidade de ser um espaço comunitário para armazenar e preservar deferentes espécies de grãos e sementes típicas da região. Além de Matureia, o espaço coletivo também irá beneficiar cidades circunvizinhas, sendo um banco mãe de sementes.

O banco de sementes e centro de atividades múltiplas é um Programa Nacional de Sementes e Mudas para Agricultura Familiar, uma parceria do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário, hoje Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) estará responsável pela capacitação dos agricultores no manuseio das sementes no espaço coletivo de armazenamento.   As Associações de Moradores e de Pequenos Produtores Rurais de Maturéia serão responsáveis pela administração do uso do banco de sementes e centro de atividades múltiplas do município.

Com o uso do banco de sementes é possível armazenar os alimentos para que sejam utilizados em épocas de plantio e em situações emergenciais, além de garantir a preservação da linhagem dos grãos e das sementes mais antigas. A integração da comunidade e o fortalecimento do trabalho rural serão aspectos evidenciados através do banco de sementes.