Imagem

 

O Programa Mais Pecuária Brasil já está sendo desenvolvido no município de Matureia para implantação de tecnologia de inseminação artificial em bovinos de forma gratuita. Neste sábado (30), foi iniciada a primeira etapa do processo para inseminação dos animais.

Nesta primeira etapa do programa, foi feita a implantação do dispositivo intravaginal de progesterona, abrangendo animais de criadores rurais das comunidades Santo Antônio, Moçambique, Deserto, São José de Belém, Cachoeira, Marinho, Mãe da Lua e Tauá.

O Mais Pecuária Brasil contribui para o crescimento socioeconômico de agropecuaristas familiares e da bovinocultura nacional, com objetivo de aumentar, de forma sustentável, a produtividade da pecuária bovina de leite e de corte. O programa foi criado pela Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), em parceria com a empresa de tecnologia de inseminação artificial Alta Genetics, para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos pequenos produtores do Brasil, garantindo acesso à tecnologia genética para aumento da produção do rebanho.  

Por meio de acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, a CONAFER irá fazer a doação de doses de sêmens das raças nelore, sindi e girolando, além de insumos aos bovinocultores por um período de 4 anos. Os produtores credenciados no programa irão orientações e instruções pela equipe técnica de especialistas da CONAFER, desde a inseminação até a concepção do embrião.