A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último sábado (13), uma capacitação sobre primeiros socorros para todos os profissionais da rede municipal de educação. O curso contou com simulações de situações de risco e prática de primeiros socorros.

Gestores, professores e auxiliares de sala de aula das Escolas Maria Tâmara Souza do Nascimento; José Ramalho Xavier; Manoel Machado da Costa; Maria das Virgens Araújo; Mariinha Dantas e da Creche Santa Cecília participaram da capacitação, aprendendo técnicas sobre atendimento pré-hospitalar; avaliação primária; XABCDE (atendimento inicial ao paciente politraumatizado); sinais vitais; queimadura; choque elétrico; asfixia; desmaio; hemorragias; manobra de desengasgo e RCP (reanimação cardiorrespiratória).

O curso foi promovido com o objetivo de capacitar os profissionais da educação sobre como proceder em situações de urgência e emergência nas unidades escolares, administrando técnicas de primeiros socorros na criança ou adolescente, até a chegada de uma equipe especializada.

O conhecimento dos profissionais sobre primeiros atendimentos, torna a escola um ambiente mais seguro em situações de risco à vida do aluno.