Imagem

 

O Serviço de Família Acolhedora do Governo Estadual será oferecido no município de Matureia. Nesta terça-feira (16), o serviço de acolhimento familiar foi apresentado aos gestores e representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.

O acolhimento em Família Acolhedora é um serviço que realiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família de origem, em razão de medida protetiva, em residência de famílias acolhedoras, previamente cadastradas e capacitadas para oferecer o acolhimento. O serviço configura-se como uma contribuição da Política Nacional de Assistência Social para garantir a proteção integral da criança e do adolescente e do direito fundamental à convivência domiciliar e comunitária.

O acolhimento em Família Acolhedora é um serviço provisório que se dá até que seja possível o retorno da criança ou adolescente ao convívio com a família de origem ou externa, caso isso não seja possível, será feito o encaminhamento para a adoção. A participação da família acolhedora é de caráter voluntário.

O Serviço de Acolhimento Familiar seleciona e cadastra as famílias acolhedoras, como também capacita e acompanha as famílias. Além disso, realiza o acompanhamento às crianças e adolescentes acolhidos e suas famílias de origem ou externa.

As famílias que tiverem interesse em se tornar uma família acolhedora devem se inscrever nas sedes de atendimento do serviço, ou realizar a inscrição por meio do site da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. A efetivação do acolhimento é formalizada com a assinatura do Termo de Compromisso e entrega do Termo de Guarda Provisória.

 

Fonte: https://paraiba.pb.gov.br/